Englobam algumas doenças distintas, mas que compartilham alguns aspectos relevantes como o acometimento da entese, a associação com sacroiliíte e o HLA-B27. Além disso, podem apresentar envolvimento tanto axial como periférico. Na coluna vertebral, dor em qualquer ponto da coluna vertebral, da cervical às sacroilíacas, tradicionalmente, o ritmo da dor é inflamatório, caracterizado por dor em repouso, rigidez matinal e alívio com as atividades. No entanto, qualquer dor na coluna vertebral com mais de três meses de duração deve ser avaliada para a possibilidade de espondiloartrite axial.
Quanto ao acometimento periférico da doença (artrite, entesite ou dactilite), em geral, é assimétrico, especialmente de grandes articulações dos membros inferiores).
As manifestações extra articulares incluem uveíte anterior aguda recorrente; colite; lesões de pele, especialmente psoriasiforme; e do trato genitourinário, incluindo uretrite e balanite; e do trato gastrointestinal, especialmente quando em associação com doenças inflamatórias intestinais.
Fazem parte do grupo das espondiloartrites: Espondilite Anquilosante, Artrite Psoriásica, Artropatias Enteropáticas, Artrite Reativa e as Espondiloartrites Indiferenciadas.